segunda-feira, 26 de julho de 2010

MEUS PAIS



No calendário litúrgico, hoje é o Dia de São Joaquim e Sant´Ana, os pais de Maria. Celebrei a Santa Missa seja na matriz São João Evangelista, seja na CEB São José Operário na Estrada da Cachoeira de Cima (um dia desse vou falar desta cachoeira...!) de onde estou chegando, às 10 horas da noite. Em ambas as Missa teve a alegria de falar sobre Joaquim e Ana... sobre a origem da devoção popular e sobre o preconceito secular que separou o casal: foi só á uns 50 anos atrás que a reforma do calendário litúrgico uniu Ana e Joaquim numa só comemoração. Sim, o casamento e a família podem ser fonte de santidade para os casais! Falei sobre o novo preconceito que está surgindo, falando-se quase exclusivamente de Joaquim e Ana como os avós de Jesus (é bem provável que Jesus nem tenha conhecido a eles)! Na realidade, eles são lembrado pela Igreja como os pais de Maria! Hoje, ao falar sobre Joaquim e Ana, teve a alegria de poder falar sobre meus pais, Narciso e Ester e de testemunhar seu exemplo de pais santos e dedicados e de sua importância na minha vida! Agrecido e comovido, apresento meus pais neste blogger:

Pai Narciso Zorzi: nascido a Ziano di Fiemme (Itália) em 23/12/1893, falecido em 17/01/1983.

Mãe Ester Zeni: nascida a Tesero di Fiemme (Itália) em 22/10/1904, falecida em 10/05/1988.

Ambos foram professores primários e fizeram da escola uma autêntica missão (todo dia, antes do início das aulas, participavam da Missa com todos seus alunos!). A vida de ambos foi toda cristã, vivendo profundamente os valores da honestidade, da liberdade, da solidariedade, da convivência comunitária. Foram pais de seis filhos e "maestros" de vida para eles: com seu exemplo e com suas palavras. Foram esposos carinhosos: impressionava como seu amor mútuo crescia com o passar dos anos e como eles tornaram-se, realmente,"um só". Sim, é possível o amor conjugal: um amor grande e santo! Sim é possível formar da família uma "Igreja doméstica", onde os pais são autênticos sacerdotes do lar!
Papai Narciso e Mamãe Ester continuam vivos e nos acompanham com sua lembrança e saudade indelével!
As fotos: a primeira é na cozinha de minha casa, "Villa Rosa", em Ziano, em 1982; após a janta, a recitação e meditação do santo Rosário; a segunda é do mesmo ano, num passeio comigo nas montanhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário