quarta-feira, 28 de julho de 2010

MEUS LIVROS


"Missões Populares- uma experiência de evangelização na periferia da cidade" é meu último livro, editado pela Edições Paulinas no final do ano 2009. Contêm as motivações, os objetivos e a metodologia das Missões Populares realizadas em minha Paróquia e nas outras Paróquias do Vicariato Oeste, na periferia do Rio de Janeiro. Contêm também o testemunho de outros três Párocos.


"Projeto para um mundo novo" foi o meu primeiro livro, escrito em 1971: fruto do trabalho pastoral com pre-adolescentes e adolescentes na Paróquia de Santa Clara em Guaratiba (1966-78); um trabalho para o qual muito me dediquei e continuo dedicando-me: com os que nós chamamos de "Turmistas" (=os que continuam na turma dos amigos de Jesus após a 1a. Comunhão).






"Gente em busca de algo mais" foi impresso pelas Ed. Paulinas em 1979. É fruto do Catecumenato crismal realizado na Paróquia de Santa Clara de Guaratiba desde o ano 1971 e das apostilas mimeografadas que eram usadas.









O livreto de catequese "Que é ser cristão" é muito querido! As primeiras edições mimeografadas, feitas a partir do ano 1973, eram um subsídio catequético para os Grupos de Círculo Bíblico nas Paróquias do Vicariato Oeste (Rio de Janeiro) prepararem a Primeira Comunhão dos adultos. Em 1978 as Edições Paulinas fizeram a primeira edição impressa. No ano 2000 fiz a revisão e atualização do texto. O livreto é muito usado em todo Brasil, em vista da Iniciação cristã de jovens e adultos. Está na sua 33ª edição!





O livro "Catecumenato crismal" é a atualização de um texto do ano 1990, que descreve a experiência da Catecumenato crismal realizado na Paróquia São João Evangelista: as catequeses, as dinâmicas e a metodologia. Bastante usado no Brasil, já está em sua 15ª edição.







O texto "O Sagrado Coração de Jesus - espiritualidade para o novo milênio" foi impresso pelas Edições Paulinas em 2001 e já está em sua 4ª edição. É o texto-base que escrevi para a grande Missão Popular rumo ao novo milênio realizada na Arquidiocese do Rio de Janeiro, com o lema: "Um Coração novo para o Rio 2000 milênio". No ano 2002, o texto foi traduzido em italiano por meu amigo Paulo Zini e editado pelas Paulinas com o título: "Il Sacro Cuore- una espiritualitá da riscoprire".



"Uma proposta de Catecumenato com o RICA simplificado" foi editado em 2006 e contêm o itinerário espiritual , a metodologia e os Ritos catecumenais conforme o RICA usados na Paróquia São João Evangelista: no Catecumenato de Iniciação cristã de jovens e adultos, no Catecumenato eucarístico com as crianças em idade de catequese e no Catecumenato Crismal.




Este é um livro bem diferente! Traduzindo do italiano, o título é: "Os lagos do Vale de Fiemme - álbum fotográfico e guia para os excursionistas". O trabalho foi feito em 1988, em minha férias italianas: subindo altas montanhas, contemplando e fotografando. Foi impresso no ano 2003 por uma Associação que atua na África, em benefício de suas obras assistenciais







Nenhum comentário:

Postar um comentário